18 de outubro de 2023 - Por Maicon Dias, CEO da Gampi

Da Atenção para a Sedução: O Novo Paradigma da Comunicação

Nos últimos anos, testemunhamos a expansão inegável das estratégias digitais no mundo das marcas, todas em busca de impactar seus públicos, segmentar suas audiências com base em comportamentos e, como referencial de sucesso, gerar conversões, quer seja de forma direta ou indireta. No entanto, à luz do conceito da Economia da Atenção, a explosão de impactos que vimos nos consumidores está enfrentando desafios em igualar o desempenho que desfrutou nos anos anteriores.

O bombardeio digital de conteúdo e mídia, orquestrada pelos algoritmos, utiliza estratégias projetadas para estimular nossa dopamina, o mensageiro químico cerebral do desejo, proporcionando prazer e bem-estar. No entanto, o cenário atual é um tanto diferente. Enfrentamos uma recessão que reduz o crescimento econômico esperado, o varejo luta com vendas consistentemente baixas, marcas ajustam (ou congelam) seus preços para promover a liquidez necessária para seus negócios, e o consumidor já não se deixa conquistar tão facilmente, à medida que o excesso de impacto resulta em uma sensação persistente de insatisfação, tornando os momentos de entusiasmo cada vez mais raros.

A nova rota para o sucesso é aproveitar ao máximo o momento de impacto da marca com o consumidor, sendo necessário seduzi-lo. Para realizar essa sedução, é fundamental criar uma narrativa que construa uma identidade sólida, reforce o propósito da marca e demonstre sua capacidade genuína de causar um impacto positivo e real na vida das pessoas. É crucial compreender o valor real da marca para o cliente, como ela pode atender às suas necessidades e criar um sentimento de pertencimento a um grupo, pois esses são alguns dos principais fatores que influenciam a tomada de decisão.

Aqui estão algumas dicas simples para aumentar a relevância de sua marca, facilitando essa transição, muitas das quais as marcas ainda não levam em consideração em suas estratégias:

  • Estimule os Sentidos: Explore ao máximo os recursos visuais, sonoros, olfativos e táteis disponíveis. Embora o ambiente digital tenha limitações, é essencial considerar a jornada completa do cliente com a marca e identificar onde é possível incorporar esses estímulos sensoriais.
  • Fuja do comum: Crie narrativas exclusivas e significativas, tornando-a cada vez mais autêntica e atraente para o consumidor. Há uma tendência em seguir as trends e fazer o que influenciadores e criadores de conteúdo estão fazendo, mas se sua marca simplesmente imitar o que está em alta, qual será a lembrança que os consumidores terão? Certamente, será do hit do momento, não da sua marca. Pense em criar sua própria narrativa, com visão de longo prazo, mantendo o consumidor como o centro de sua estratégia.
  • Fomente a conversa em torno da marca: Quando as próprias pessoas falam sobre sua marca, compartilhando experiências e benefícios que tiveram, a percepção dos consumidores se torna incrivelmente positiva. Isso demonstra que eles podem fazer parte de um grupo satisfeito com a marca, o que é extremamente valioso.
  • Seja ágil no diálogo: Se sua marca conseguiu chamar a atenção a ponto de o cliente iniciar uma conversa, não deixe essa oportunidade esfriar. Aproveite-a e seja ágil, mantendo uma equipe bem treinada e informada, pronta para orientar o cliente na direção certa.

Você certamente já foi seduzido por estímulos sensoriais, narrativas inéditas e autênticas, por excelentes depoimentos de clientes e por um atendimento encantador. Posso te afirmar que essas ações atuaram fortemente no seu inconsciente, gerando sentimentos como segurança, curiosidade e vontade de ter algo. Ao fazer uma transição do foco na atenção para a arte da sedução na comunicação, as marcas podem se destacar em um ambiente cada vez mais desafiador e fragmentado, construindo relações mais profundas e significativas com seus consumidores.

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