ARP – História

Fundada em 1956, a Associação Riograndense de Propaganda (ARP) é uma plataforma de conexões que promove conhecimento e a aproximação entre as pessoas que atuam no mercado da comunicação e criatividade.Tudo começou no início da década de 1950, quando o mercado publicitário no RS crescia de forma rápida, através do trabalho de Antônio Mafuz. Ele então mobilizou um grupo de lideranças da comunicação do Estado visando fortalecer e propiciar o aumento desse mercado. Entre seus parceiros estavam Maurício Sirotsky (Grupo RBS) e Breno Caldas (Grupo Caldas Júnior).Inicialmente, a ARP funcionou nas dependências do Palácio do Comércio e, em 1971, passou a operar no prédio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI). O sonho da sede própria foi alcançado em 1985, com a inauguração da “Casa da Propaganda Adão Juvenal de Souza”, nome dado em homenagem a um dos responsáveis pela consolidação da publicidade gaúcha.Após mais de 20 anos sediada no casarão da Rua Visconde do Herval, a associação vendeu o terreno e foi acolhida na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RS), onde ocupou uma sala durante cinco anos. Com os valores obtidos na transação da Casa da Propaganda, a gestão da época conseguiu viabilizar uma nova sede para a ARP em 2014. A entidade voltou ao bairro Moinhos de Vento, num moderno conjunto comercial, na Rua Tobias da Silva, onde está instalada atualmente.

Semana ARP

 

Desde 2004, a Semana ARP da Comunicação mobilizou publicitários, jornalistas, comunicadores, empresários, fornecedores e clientes para falar sobre questões atuais da área. A programação costumava encerrar com o Jantar da Propaganda, que reconhece o trabalho de profissionais e empresas do mercado gaúcho.

Com as mudanças realizadas durante a gestão 2018-2019, ambos os eventos tradicionais foram repensados. A partir dos vetores conexão e conteúdo, essas ocasiões passaram a acontecer em períodos diferentes do ano, com novos formatos. No segundo semestre, acontece o Salão ARP, com novas categorias e uma nova experiência. Já a Semana da Comunicação deu lugar à Innovation Week, no primeiro semestre, criada com curadoria de quem têm referência nos maiores congressos e encontros de inovação e tecnologia do mundo.

Ideias Registradas

 

Em 2012, foi lançado o documentário “Ideias Registradas”, que, a partir de depoimentos, conta a história da propaganda gaúcha. O projeto fez parte das comemorações dos 55 anos da ARP e foi muito aplaudido na abertura da Semana da Comunicação daquele ano.

O filme resgata mais de 80 anos de história da propaganda gaúcha, contada por alguns de seus principais personagens. O nascimento das agências, a ascensão dos profissionais, as grandes campanhas, os desafios, as disputas e as viradas de jogo. Ideias Registradas foi produzido pela Zeppelin Filmes e dirigido por Daniel Bacchieri e Fabio Canale.

Até hoje, o projeto é acessado e estudado por aqueles que querem aprender mais sobre a comunicação gaúcha. É utilizado em pesquisas acadêmicas e por professores para consultas e apresentações. Conta a história e contribui para a história!

Assista em: https://youtu.be/k9HSZK1acxI

CRIARP

O último Prêmio Criatividade ARP – CRIARP foi realizado em 2015. Promovido pela primeira vez em 2013, ele tinha como objetivo a valorização e o fortalecimento do mercado gaúcho de comunicação através da premiação, reconhecimento e registro das ideias mais criativas, inovadoras e relevantes dos profissionais e empresas de Propaganda, Design, Marketing Direto, Marketing Promocional e Digital do Rio Grande do Sul, além da excelência em produção eletrônica de áudio e vídeo, digital, fotografia, ilustração e tratamento de imagem gráfica.

A ideia era destacar o que de melhor é produzido a cada ano, e apontar direções que melhorem o padrão criativo e a qualidade técnica da publicidade gaúcha. Era, enfim, um prêmio para a inspiração e um estímulo para a adoção de critérios elevados para todos aqueles que trabalham com a comunicação no estado.

Clique aqui e confira os premiados no CriARP 2013
Clique aqui e confira os premiados no CriARP 2014
Clique aqui e confira os premiados no CriARP 2015

Innovation Week/Weekend

 

Em 2019, ocorreu a primeira edição da Innovation Week (IW), na ESPM-Sul. O evento promovido pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP), através de seu Grupo de Marketing, teve duração de cinco dias, com palestras e workshops abordando assuntos de interesse de todo o ecossistema da comunicação.

A proposta do festival foi de mudança e atualização da tradicional Semana ARP da Comunicação, que acontecia anualmente, antes do Jantar da Propaganda. Quando a premiação teve transformações – durante a gestão 2018-2019, encabeçada por Liana Bazanela -, passando a se chamar Salão ARP, e a ser mais dinâmica e interativa, a associação sentiu necessidade de tornar o evento de conteúdo também mais amplo e independente.

Assim, nasceu a IW, que buscou abordar todo o escopo da atuação da ARP, oferecendo conteúdo sobre Marketing, Publicidade e Propaganda, Tecnologia, Estratégia, Negócios e Design, entre outros. Paralelamente ao evento, aconteceu o Innovation Award, que premiou o projeto mais inovador do Rio Grande do Sul no ano. A vencedora da primeira edição foi a empresa James Tip.

No ano seguinte, o IW renovou e moldou-se à realidade do momento. Em 2020, o festival foi realizado em um fim de semana, mudando o “Week” para “Weekend”, e aconteceu, pela primeira vez, no formato phygital – devido à pandemia de coronavírus, que impedia o contato presencial entre os participantes. Entre os dias 26 e 27 de setembro, cerca de 3 mil pessoas utilizaram a plataforma digital do evento, que proporcionou interações entre os participantes, além de estimular o protagonismo dos mesmos. Foram mais de 300 atividades, envolvendo palestras, workshops, demo days, braindates, shows e labs de inovação.

Após um período de readaptação aos modelos e às demandas da atualidade, a nova gestão da ARP busca alternativas para seguir abordando as temáticas que permeiam a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo.