20 de maio de 2016

Alunos da ESPM-Sul fazem curtas-metragens inspirados na obra de Caio Fernando Abreu

IMG_1551Os alunos do primeiro semestre da disciplina de Processo Criativo do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM-Sul estão desenvolvendo cinco curtas-metragens inspirados no livro “Os dragões não conhecem o paraíso”, do consagrado autor gaúcho Caio Fernando Abreu. Os estudantes participam de todo o processo, desde criar o roteiro, fazer o casting de elenco com atores iniciantes e toda produção, até a edição final do material. Finalizado o filme, as produções concorrem nas seguintes categorias: melhor filme, ator, atriz, direção, edição, trilha sonora, identidade visual, fotografia e roteiro. O resultado será revelado em um evento no dia 28 de junho na sede da instituição. O projeto já dura quatro anos e conta com aproximadamente 15 produções disponíveis no YouTube sobre temas variados, como por exemplo, nos links Alma Mater – https://youtu.be/TH0eFTWAXp8  e Bárbara –https://youtu.be/sX54zz2ulJw

Para Cássio Flores Studzinski, 19 anos, que está no primeiro semestre do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM-Sul participar do projeto está sendo uma experiência divertida e enriquecedora. “Estar por trás das câmeras nos dá a noção do quanto é trabalhoso para realizar um curta-metragem, por menor que ele seja. Os atores são todos voluntários e é muito gratificante ver a maneira que eles se doam ao nosso trabalho. Como roteirista e diretor de cena, o maior desafio é fazer com que as cenas saiam da maneira que nós imaginamos enquanto líamos os contos do Caio, e escrevíamos a história do nosso filme”, relata o aluno.

“O objetivo desta ação é proporcionar ao aluno a prática de metodologias ativas de aprendizado, na qual o professor exerce o papel de mentor e orientador do projeto, mas ele é completamente produzido pelos alunos, sem os recursos de equipamentos. Normalmente, eles utilizam o celular para captar cenas e outros equipamentos caseiros onde o foco é a superação no processo criativo”, explica o coordenador da atividade, professor Rogério Abreu.

Participar do projeto foi uma experiência única para o aluno João Quadros Ramos, de 19 anos, atualmente cursando o segundo semestre do curso de Publicidade e Propaganda na instituição, e que venceu oito dos 10 prêmios — melhor direção, fotografia, montagem, roteiro, identidade visual, melhor atriz e ator, além de melhor filme. “Foi um trabalho bem interessante, onde tivemos a oportunidade de realizar um projeto como um todo, desde a concepção, aprovação, produção e exibição. Isso nos permitiu ter a real dimensão do ato de “criar”. Foi uma das experiências mais enriquecedoras que tivemos a oportunidade de viver, e que com toda a certeza nos acrescentou muito como profissionais e pessoas”, avalia.

Para o professor e montador cinematográfico, Alfredo Barros, que participou do júri para selecionar o melhor filme na edição do ano passado, o material apresentado pelos alunos na mostra, surpreendeu. “Os filmes que vi não se destacam pela excelência técnica, artística ou narrativa em sua totalidade. O que vale nesse contexto é a experiência de vida, algum aprendizado técnico e, o mais importante de tudo, desenvolver nesses jovens adultos a capacidade de trabalhar em equipe. A surpresa minha e de todo mundo que teve o privilégio de assistir a mostra é que a garotada foi muito além. Em determinadas cenas e planos, os alunos apresentam momentos que se aproximam muito, e até superam os filmes feitos por profissionais”, revela Barros.

Compartilhe


Deixe um comentário