Agência Centro: Discreta e potente no mercado
No mercado da Comunicação, sobretudo no Rio Grande do Sul, onde se encontram diversas empresas de renome no segmento, a experiência faz a diferença. E a agência Centro está entre aquelas que são referência, não só pelos mais de 30 anos de existência, mas, também, pelos pequenos detalhes que só os que têm anos de vivência podem saborear. Um dos exemplos está no “ser discreta para fora”, mas uma “potência”, no que diz respeito a objetivos bem executados.
Isso significa que a empresa não se preocupa em apresentar os resultados e conquistas? Não necessariamente, mas o discurso interno é: “baixar a cabeça”, a fim de apresentar um trabalho com êxito e, só assim, os louros chegarão com naturalidade. Mas, claro, com qualidade e competência. Afinal de contas, sem essas características, aliadas ao tempo de vida, seria impossível manter uma carteira de clientes, que conta grandes organizações e órgãos públicos.
Naquilo que se propõe, ser especialista em Comunicação Institucional, a agência de Publicidade é responsável pela criação, produção e divulgação de campanhas. Além disso, atua como representante de empresas na aquisição de espaços publicitários, como redes sociais, rádio, televisão, revista, jornal e outros meios do segmento. Um dos objetivos é oferecer soluções que traduzem e impulsionam as estratégias de negócios criadas para cada cliente.
A exemplo do Governo do Estado, a Centro atua nas mais diversas ramificações de serviços oferecidos pelo órgão como, por exemplo, Detran, Uergs, entre outros. No entanto, para a confecção, produção de materiais e planejamentos estratégicos, conta-se com mais de 30 funcionários, entre publicitários e relações-públicas.
Aliás, uma das mudanças objetivas que a empresa teve no que diz respeito a estrutura de demandas é a combinação de funcionários novos com os mais antigos. Segundo o sócio-diretor, Alexandre Pradier, “é um composto que dá muito certo, uma vez que também somos uma agência reveladora de talentos que, daqui, podem ser promovidos, ou, despontam para o mercado”.
Ambiente de trabalho
A casa da Centro fica localizada no coração do bairro Jardim Europa, mais precisamente na rua Antônio Carlos Berta, número 475, no Edifício Ferdinand Kisslinger, a poucos metros do Bourbon Shopping Wallig. Está ali, no décimo terceiro andar, a empresa que tem a missão de manter a régua alta, mesmo após muitos anos de serviços prestados.
Quem visita o espaço, observa que todos os detalhes são provenientes de anos de história no mercado. Um deles está no cafezinho servido logo de entrada, que faz toda a diferença no trato. A recepção é decorada e simples, com as cores da agência, o verde e branco, e o letreiro grande escrito: Centro. O que mostra bem o que veio. A propósito, o adjetivo “discreto” combina com o clima do lugar.
Um local silencioso e calmo, onde todos os profissionais estão focados no trabalho e entregues, com o semblante que mostra o quanto gostam do que fazem. Eles não precisam se levantar de onde estão para contar tudo o que fazem ou, até mesmo, destacarem os seus serviços. Na verdade, essas qualidades estão expostas ali mesmo e no carinho que demonstram pelo trabalho.
O espaço não é separado por setores, uma vez que uma das políticas internas e que os ambientes de criação estejam na mesma sintonia. Os locais separados são as salas dos sócios-diretores Alexandre e Tadeu Viapiana, bem como setor administrativo e financeiro e a grande sala de reuniões. Mesmo que, ainda tenham alguns espaços de separação, a empresa tem um comportamento de estar alinhada e participativa e, por isso, observa-se todos, quase sempre, frequentadores do mesmo lugar.
A Centro fica aberta de segunda a sexta, no entanto, as equipes de trabalho se dividem, visto que a agência mantém um formato híbrido. Nas segundas e sextas, os profissionais trabalham em suas casas. Já nas terças e quintas, ocorre um revezamento de escala. Mas, na quarta-feira, todos os colaboradores estão presentes. Além disso, dois integrantes só atuam em home office, pois ambos moram fora, são eles: a diretora de Operações, Amanda Peçanha, reside no interior do Estado, e o diretor de Criação, Marcelo Firpo, em Portugal.
História
A Centro foi fundada em 1993. No entanto, os atuais sócios-diretores, Alexandre e Tadeu, não criaram a empresa. Na verdade, a dupla assumiu anos depois, após adquirirem uma porcentagem que, hoje, é de 50% a 50%. Tadeu, comprou parte dos antigos proprietários, sem nome divulgado, alguns anos depois. Já Alexandre, por sua vez, ingressou em 2007, após deixar a sociedade da e21.
Durante esses anos de existência, a empresa já passou por algumas mudanças de nome. A marca já teve o nome de Novacentro, que tinha o intuito de dar um novo rosto para os objetivos estabelecidos pelos antigos sócios. No entanto, com o ingresso de Alexandre, pensou-se que o nome certo, de fato, deveria ser o da origem, agência Centro. “As mudanças representam uma resposta às novas necessidades do mercado, naquela época”, destaca Alexandre.
Após alguns anos de estudo a fim de mostrar ao mercado os seus valores, hoje, a agência já tem um objetivo estabelecido. “Oferecer soluções de Comunicação que traduzem e impulsionam as estratégias de negócios dos clientes, além de um atendimento próximo e presente dos sócios da empresa”, completa Alexandre.
Alguns personagens
Na maioria das empresas existem profissionais marcantes, daqueles que fazem a diferença no dia a dia de todos que participam. Na Centro esta realidade não é diferente, pois, entre as diversas personalidades da organização, a publicitária Jussara Rodrigues, a Jú, como carinhosamente é chamada, está entre as que se destacam. Ela, que tem um cargo de chefia – gerente de Produção -, e comanda grandes responsabilidades, costuma dar serenidade e tomar decisões bem pensadas.
Há mais de 25 anos no mercado, ela gosta de passar toda experiência para os jovens, assim como o desafio que é trabalhar dentro de uma agência. “Não temos tempo para frescura e, por isso, nos damos tão bem, com tranquilidade e transparência entre todos aqui, sobretudo, com os diretores, que estão atentos às nossas demandas, o que dá segurança para o trabalho”, manifesta Jú.
Jussara entrou na empresa em 2010 para um freelancer, solicitado por um amigo, de nome preservado, que precisava do trabalho. “Eu cheguei e quando me dei conta já estava por muitos dias, fazendo parte da empresa. Foi quando, de fato, recebi a proposta oficial para fazer parte da equipe e fiquei muito feliz”, conta.
Outro profissional que faz a diferença na agência é Daniel Vanigli, gestor Administrativo e Financeiro. Desde 2010 na empresa, ele é um dos responsáveis no que diz respeito à organização e ao bem-estar dos trabalhadores. “As minhas referências aqui são os sócios, pois eles que ensinam a base de tudo que somos para o mercado”, disse.
Daniel está na sua segunda passagem na empresa. Ele saiu em 2018, para assumir outros desafios na carreira, e retornou em 2022. “Na rua, eu pude me desenvolver mais como profissional e trazer mais experiência para o ambiente atual. Fiquei muito feliz pelo reconhecimento e a procura pelo meu nome para retornar para casa”, finaliza.
Publicação: Portal Coletiva.net