A Propaganda e a Publicidade de Gramado
Desde junho de 1985, quando Roberto Marinho , Patrono do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, determinou que a Rede Globo de Televisão, veiculasse em rede nacional, o comercial, no Jornal O Globo, o anúncio e as Rádios Globo do RJ e SP, o spot, criados pelo presidente do evento Ernani Behs, diretor da Ogilvy & Mather de Porto Alegre e presidente da ABAP/RS, aconteceu uma virada extraordinária na propaganda de Gramado.
Ouvimos do fundador da Globo que as entidades de de propaganda têm o dever de promover eventos voltados para o conhecimento e inovação para que os empresários invistam nos meios de comunicação para desenvolverem seus negócios, proporcionando com isso o fortalecimento da nossa atividade, a liberdade de escolha, expressão e de imprensa.
Em setembro de 2007, o cachoeirense Willy Haas Filho, diretor de negócios da Rede Globo, trouxe e entregou para o Airton Rocha, presidente do Festival de Gramado do ano, uma fatura de veiculações de comerciais, cortesias à ALAP de R$3.500.000,00.
A publicidade é a matéria divulgada pelos meios de comunicação e Gramado tem seu Festival do Cinema que premia artistas e cineastas com o KIKITO e promove a arte cinematográfica.
No Festival Mundial de Publicidade de Gramado de 1999, que teve como tema Liberdade Sem Fronteiras, o Ministro Sergio Amaral que organizou a distribuição de verbas públicas dos Ministérios, da Autarquias e Sociedades de Economia Mista, retirando a agência do governo EBN detendora da mídia, veio representando o presidente Fernando Henrique Cardoso e como porta-voz do governo encerrou o evento com uma palestra excelente afirmando que tinha procedimento o pleito da ALAP que estava no Ministério da Economia para isentar a propaganda de produtos brasileiros e do turismo no exterior, da taxa de 15%, que a CACEX cobrava para o envio de dólares para pagamento de faturas de veiculações. Foi aplaudido de pé e no seu regresso fez um projeto de lei, encaminhando ao Senado, que em agosto do mesmo ano, promulgou uma lei dando fim a esta vexatória taxa.
O hábil, simples,humilde e autêntico, Sergio Amaral foi promovido para Embaixador do Brasil na França e aceitou a proposta da ALAP para realizar a primeira Edição Extra nos anos pares no dia 23 de setembro de 2004, na Embaixada do Brasil em Paris com a parceria da Associação de Agências de Comunicação e Comunicadores –AACC, sem custos para a Embaixada e com os palestrantes voluntários, ente eles, o Governador Germano Rigotto, o Mauro Salles que foi Ministro das Comunicações compareceu como Patrono da Edição Extra juntamente com Marcelo Serpa, presidente do júri de premiação de peças publicitárias profissionais e o Gilberto Leifert,presidente do CONAR,foi homenageado pela AACC, reconhecendo a entidade como a melhor Autorregulamentação no mundo e a TV Globo internacional como a mais conhecida da América Latina na Europa.
Para Paris foram inúmeros publicitários e jornalistas da Editora Referência de SP, Press Advertising do RS e a CARAS fez uma festa em sua casa à noite do dia 22, enquanto que o Embaixador Amaral,promoveu no dia 23 em sua residência um almoço com a presença do Governador Germano Rigotto, Ministro da Cultura, Gilberto Gil,Gilberto Leifert, Mauro Salles, Jayme Sirotsky, então presidente da Associação Mundial de Jornais-WAN com sede na capital francesa e que estava apoiando a iniciativa da ALAP publicando na Revista da WAN em julho de 2004 um anúncio de página da Edição Extra , Luiz Coronel ,presidente da ALAP, Marcelo Serpa e o presidente da Edição Extra do Festival de Gramado, Reinaldo Lopes, da Escala Comunicação.
E para surpresa de todos, compareceu o Padre Eloi, pároco de Gramado, às 10 horas, na Embaixada, com mais dois acompanhantes para nos comunicar que havia aceito o nosso desafio para celebrar uma Missa de Ação de Graças aos profissionais de propaganda brasileiros na Catedral de Notre Dame no altar mor, às 12h do dia 23/7. E deixamos de ir ao almoço na residência do Embaixador para participar com a esposa do Governador Rigotto e o Alexandre Pradier, diretor de comunicação do governo do Estado. A igreja estava lotada com mais ou menos 3.ooo e nos emocionamos com a leitura do Evangelho em português pelo padre gramadense.
O Embaixador Sergio Amaral, inaugurou a Edição Extra,às 15h, tecendo elogios à ALAP pela realização do Festival de Gramado, nos anos ímpares, desde 1975. Para alegria nossa o competente Sergio Amaral hoje é o nosso Embaixador em Washington, o maior país do planeta e temos convicção que nossas relações vão melhorar para empreendedores,exportadores e importadores. E por isso parabenizamos o Ministro José Serra que está à frente do Ministério de Relações Exteriores e o próprio Sergio Amaral que é nosso amigo.
O Governador fez um belo pronunciamento,o Mauro Salles,um monumento da propaganda brasileira, foi muito aplaudido e o Marcelo Serpa apresentou com o cineasta gaúcho, Cícero Aragon, os premiados internacionais de agências do Brasil, Argentina, Espanha,México, Japão e França.
O Galo de Ouro de Gramado recebido por um representante da agência que tinha a conta do Clarín que foi especialmente à Paris, foi estampado na primeira página do grande jornal argentino como o maior prêmio da propaganda na América Latina comprometendo a ALAP dar continuidade das Edições Extras em 2006,Buenos Aires; 2008 na cidade do México,Florença/Itália e em Tóquio/Japão; 2010 na Semana da Propaganda de Nova York/USA; 2012,Bogotá/Colômbia; 2014,Montevidéu/Uruguai e 2016 na cidade do Panamá.
E agora chegamos ao 21º Festival de Gramado nos dias 7 a 9 de junho, presidido por Sergio Gordilho, co-presidente e CCC da agência África do Grupo ABC administrado por Nizan Guanaes, outro peso-pesado da propaganda.
Criados por Sergio Gordilho, estão sendo veiculados os anúncios de jornais, revistas, spots em rádios e em fevereiro entrará o comercial de TV em rede nacional.
E Gramado é hoje o maior ponto turístico de visitação do interior do Brasil,conforme pesquisa da Revista Viajem,graças a Propaganda e a Publicidade.
*João Firme – Publicitário e Jornalista ( alap@terra.com.br )