Janela ARP discute como inovação pode ajudar Porto Alegre a crescer
31 de agosto de 2018

Janela ARP discute como inovação pode ajudar Porto Alegre a crescer

Inovação e economia criativa podem ser um caminho para ajudar Porto Alegre a superar dificuldades e se colocar no mapa mundial mais uma vez. Este foi o entendimento geral após uma discussão aberta no Janela ARP, que aconteceu nesta quarta-feira, dia 29, e reuniu 60 pessoas no auditório da entidade. Com apoio do Sinapro-RS, o evento colocou poder público e sociedade frente a frente. Um dos líderes do coletivo Porto Alegre Inquieta, Cesar Paz, e o secretário de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, Orestes de Andrade Júnior, falaram sobre o tema e os reflexos transformadores que projetos inovadores têm na vida dos porto-alegrenses. A presidente da ARP, Liana Bazanela, sublinhou a importância de ações desta natureza: “O Janela ARP tem como proposta fazer uma provocação sobre economia criativa, tema tão importante e que precisa ser discutido”.

O empreendedor Cesar Paz começou a apresentação, introduzindo ao público o coletivo Porto Alegre Inquieta, movimento que propõe alavancar a Capital por meio de projetos inovadores, assim como construir discussões sobre governança. “A economia criativa como aplicação social e com diversidade conecta pessoas”, destacou. O empreendedor ressaltou, ainda, que o projeto é um movimento apartidário e descentralizado. “De forma líquida e orgânica, precisamos ocupar os espaços da cidade”, disse.
O empreendedor serial mostrou exemplos de como a inovação pode ser a chave para mudar a realidade dos lugares. Um deles foi Medellín, segundo maior município da Colômbia, que passou por um projeto coletivo, criativo e cultural de ocupar e revitalizar espaços. Com isso, a cidade deixou de ser uma das mais violentas da América Latina e se tornou benchmark de inovação. “Medellín foi transformada pela economia criativa. Hoje, é um lugar colorido”, relatou. O propósito do POA Inquieta é ambicioso. “Queremos colocar Porto Alegre como uma das capitais da economia criativa do mundo”, afirmou.

Depois, foi a vez de o secretário de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, Orestes de Andrade Júnior, comandar a conversa. O jornalista, que assumiu o cargo em agosto, fez questão de ser realista e apresentar a situação da capital gaúcha. “O cenário é ruim. Porto Alegre está quebrada. Mesmo assim, conseguimos fazer muitas coisas boas”, disse. Além disso, destacou a importância da mobilização da sociedade civil. Segundo o secretário, a cidade conta com dezenas de iniciativas que mostram que a sociedade pode ajudar e muito os cidadãos, citando projetos como POA Solidária e Start.Edu. O responsável pela pasta de Comunicação anunciou, ainda, que o novo edital de licitação de agência da Prefeitura será aberto em setembro. E também deverá ocorrer uma seleção para a equipe de profissionais da secretaria. “Vamos receber currículos pelo Banco de Talentos até o dia 05 de setembro. Quem quiser colaborar com uma Porto Alegre mais inovadora está convidado”, declarou.

Para finalizar o evento, os dois palestrantes subiram ao palco ao lado da presidente da ARP, Liana Bazanela, para um bate-papo sobre as questões abordadas durante o Janela ARP. A publicitária destacou a importância da atuação das entidades e de conectar pessoas, indo além de um público específico e falando com o mundo. “O janela ARP tem como proposta trazer questões que estão em pauta no mercado para uma discussão mais próxima e dirigida aos interesses dos sócios”, encerrou Liana.

Compartilhe


Deixe um comentário