15 de outubro de 2021

Instituto Ilumine reforça propósito e atuação com lançamento de plataforma digital

atividade-ilumine-3_pre-pandemia_arquivoUm futuro melhor, mais justo e transformador é o que todos querem. Mas, para isso, muitas vezes é necessário resgatar sonhos, potenciais e a autoestima da juventude. Esse é o propósito do Instituto Ilumine. O novo site da entidade, recém-lançado, facilita o acesso às jornadas de autoconhecimento oferecidas para jovens em situação de vulnerabilidade social.

“Nós acreditamos que a maior força do ser humano está no seu interior. Cada pessoa possui dentro de si o poder de se tornar protagonista da sua própria jornada e transformar a sua realidade”, afirma Débora Moraes, diretora do Ilumine. O conceito se reflete na plataforma online que é colorida, jovial e possui todas as informações para quem quiser ser um parceiro ou apoiador do Instituto.

O trabalho é feito por meio de parcerias com escolas públicas, institutos e ONGs que atendem pessoas entre 14 e 24 anos por todo o País. Tanto os educadores dessas instituições quanto os jovens são convidados a fazer parte das Jornadas Ilumine, gratuitamente. São oferecidas trilhas de conteúdo sobre saúde emocional e mental, autoconhecimento, projeto de vida, competências socioemocionais e felicidade. Cada uma delas é composta por vídeos e exercícios práticos sobre o tema proposto.

No site, também é possível contribuir com o instituto. O apoio pode vir por meio de doações ou do trabalho de mentoria. Quem se dispõe a ser um mentor ajuda os jovens na construção de seus projetos de vida, com uma escuta de qualidade e compartilhamento de diferentes visões de mundo. Os interessados podem entrar em contato para se candidatar pelo e-mail contato@institutoilumine.com.br.

O Instituto Ilumine iniciou suas atividades em 2018, quando um grupo de amigos se reuniu com o propósito de promover transformações na sociedade, a partir do cuidado com a saúde emocional das novas gerações. Antes da pandemia, a entidade promoveu, em parceria com a Pastoral do Menor do Rio de Janeiro, uma jornada de imersão com 25 jovens da comunidade de Nova Sepetiba, que participaram de uma formação com três encontros presenciais e receberam mentoria ao longo de três meses.

No último ano, o instituto tem adaptado seus trabalhos para o ambiente virtual, com o objetivo de alcançar cada vez mais jovens pelo país. Atualmente, a plataforma conta com mais de 100 usuários, frutos de parceria com a Pastoral da Menor do Rio de Janeiro, do Instituto Pe. Vilson Groh – IVG de Florianópolis (SC) e da Rede Mondó da Ilha do Marajó (PA).

Compartilhe


Deixe um comentário