Importância da diversidade e da igualdade de gênero no mercado de trabalho são debatidos no Janela ARP
31 de maio de 2019

Importância da diversidade e da igualdade de gênero no mercado de trabalho são debatidos no Janela ARP

Ser mulher em um cargo de liderança ainda é considerado como diversidade dentro do mercado de trabalho? Essa pergunta norteou o bate-papo realizado durante o Janela ARP desse mês de maio, que aconteceu na terça-feira, dia 29. O evento, realizado pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP) em sua sede, teve como convidadas três profissionais de destaque em suas empresas: como debatedoras, Andiara Petterle, do Grupo RBS, e Ana Luiza Ferrão, da Gang; e como moderadora, Lara Piccoli, da Morya.

Esta edição do Janela ARP, evento tradicional da entidade, teve como focos a diversidade e a igualdade de gênero no mercado de trabalho. Os avanços conquistados ao longo dos anos e o que mais precisa evoluir nesse âmbito também foram pautados.

A diretora-geral da Gang, Ana Luiza, abriu o evento contando sobre sua trajetória pessoal e profissional. “Tive muitos exemplos dentro de casa, mas tínhamos a liberdade de fazer o que quiséssemos. Não ter uma cartilha a seguir me fez conquistar muito mais espaço”, ponderou ela.

Formada em Publicidade e Propaganda e em Administração de Empresas, Ana Luiza orgulha-se em dizer que trabalha em um ambiente majoritariamente feminino, que valoriza a diversidade de seus funcionários, mas reconhece que essa não é uma realidade para a maioria.

Na sequência, a vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS e representante da América Latina no Conselho de Administração da Local, Andiara, contou como saiu do interior do Rio Grande do Sul para realizar sonhos nos Estados Unidos, empreender em São Paulo e após retornar ao solo gaúcho.

Para ela, a fala de Iris Bohnet, diretora do Programa de Políticas Públicas e de Mulheres da Harvard Kennedy School, resume a questão da desigualdade de gênero no mercado de trabalho: “ver é crer. Se não vemos professores de jardim de infância do sexo masculino ou engenheiras, não associamos naturalmente mulheres e homens a esses empregos e aplicamos padrões diferentes”.

Empreendedora e executiva do mercado digital desde 1998, Andiara afirma que a diversidade é imprescindível para a sobrevivência dos negócios. “A gente fala de liderança feminina, não porque é legal ou politicamente correto, mas porque é bom para os negócios. Diversidade significa capacidade de inovar, significa perspectiva”, conclui.

A presidente da ARP, Liana Bazanela, também deu sua contribuição ao assunto, ressaltando a importância da realização do evento e do debate sobre diversidade. “Não há como não debater gênero ontem e hoje. Só assim não vamos mais precisar falar disso no futuro”, afirmou. E os dados confirmam: segundo pesquisa divulgada pela revista Forbes, 60% das empresas no mundo não possuem mulheres em seus conselhos de administração. Além disso, mais de 50% dessas empresas não têm mulheres em cargos de alta liderança e menos de 5% delas têm uma mulher como CEO.

Essa edição do Janela ARP foi realizada pela Diretoria de Conteúdo e Experiência da entidade, encabeçada por Tânia Giaccobbo, em parceria com a Diretoria de Diversidade, que tem à frente Alessandro Garcia. O calendário da associação já possui outros Janela ARP confirmados para os próximos meses. Acompanhe as novidades da entidade no site www.arpnet.com.br e nas redes sociais.

ARPitch

Essa edição do Janela ARP também foi palco para a estreia de outra ação da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), o ARPitch. Inspirado em metodologias modernas de apresentação de negócios, o projeto consiste em disponibilizar um espaço para que os sócios exponham seus empreendimentos em um intervalo de tempo de três minutos.

Neste primeiro momento, participaram da iniciativa Márcia Budke, que apresentou um pouco da Brazo Mídia, e Marcelo Nunes, que falou sobre a Bandits Films. Interessados em participar do ARPitch nos próximos eventos da ARP devem entrar em contato com a entidade pelo e-mail arp@arpnet.com.br ou pelo WhatsARP: (51) 9.9872.5567.

Créditos: Caroline Motta

Compartilhe


Deixe um comentário