ARP – História

Fundada em 1956, a Associação Riograndense de Propaganda (ARP) é uma plataforma de conexões que promove conhecimento e a aproximação entre as pessoas que atuam no mercado da comunicação e criatividade.Tudo começou no início da década de 1950, quando o mercado publicitário no RS crescia de forma rápida, através do trabalho de Antônio Mafuz. Ele então mobilizou um grupo de lideranças da comunicação do Estado visando fortalecer e propiciar o aumento desse mercado. Entre seus parceiros estavam Maurício Sirotsky (Grupo RBS) e Breno Caldas (Grupo Caldas Júnior).Inicialmente, a ARP funcionou nas dependências do Palácio do Comércio e, em 1971, passou a operar no prédio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI). O sonho da sede própria foi alcançado em 1985, com a inauguração da “Casa da Propaganda Adão Juvenal de Souza”, nome dado em homenagem a um dos responsáveis pela consolidação da publicidade gaúcha.Após mais de 20 anos sediada no casarão da Rua Visconde do Herval, a associação vendeu o terreno e foi acolhida na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RS), onde ocupou uma sala durante cinco anos. Com os valores obtidos na transação da Casa da Propaganda, a gestão da época conseguiu viabilizar uma nova sede para a ARP em 2014. A entidade voltou ao bairro Moinhos de Vento, num moderno conjunto comercial, na Rua Tobias da Silva, onde está instalada atualmente.

SEMANA ARP

Desde 2004, a Semana ARP da Comunicação mobilizou publicitários, jornalistas, comunicadores, empresários, fornecedores e clientes para falar sobre questões atuais da área. A programação costumava encerrar com o Jantar da Propaganda, que reconhece o trabalho de profissionais e empresas do mercado gaúcho.

Com as mudanças realizadas durante a gestão 2018-2019, ambos os eventos tradicionais foram repensados. A partir dos vetores conexão e conteúdo, essas ocasiões passaram a acontecer em períodos diferentes do ano, com novos formatos. No segundo semestre, acontece o Salão ARP, com novas categorias e uma nova experiência. Já a Semana da Comunicação deu lugar à Innovation Week, no primeiro semestre, criada com curadoria de quem têm referência nos maiores congressos e encontros de inovação e tecnologia do mundo.

CRIARP

O último Prêmio Criatividade ARP – CRIARP foi realizado em 2015. Promovido pela primeira vez em 2013, ele tinha como objetivo a valorização e o fortalecimento do mercado gaúcho de comunicação através da premiação, reconhecimento e registro das ideias mais criativas, inovadoras e relevantes dos profissionais e empresas de Propaganda, Design, Marketing Direto, Marketing Promocional e Digital do Rio Grande do Sul, além da excelência em produção eletrônica de áudio e vídeo, digital, fotografia, ilustração e tratamento de imagem gráfica.

A ideia era destacar o que de melhor é produzido a cada ano, e apontar direções que melhorem o padrão criativo e a qualidade técnica da publicidade gaúcha. Era, enfim, um prêmio para a inspiração e um estímulo para a adoção de critérios elevados para todos aqueles que trabalham com a comunicação no estado.

Clique aqui e confira os premiados no CriARP 2013
Clique aqui e confira os premiados no CriARP 2014
Clique aqui e confira os premiados no CriARP 2015