Deloitte divulga estudo sobre Valor da Publicidade no Brasil
24 de setembro de 2021

Deloitte divulga estudo sobre Valor da Publicidade no Brasil

CADA REAL INVESTIDO EM PUBLICIDADE RENDE OITO VEZES MAIS PARA A ECONOMIA

Estudo inédito da Deloitte mede o forte impacto da publicidade para os negócios, economia e sociedade.

Cada real investido em publicidade em 2020 gerou 8,54 reais para a economia brasileira. A conclusão é do estudo “O valor da publicidade no Brasil”, encomendado pelo CENP à Deloitte e que já foi feito no Reino Unido e outros países.

O estudo baseou-se em dados da Kantar Ibope Media e CENP-Meios e apurou que o investimento em mídia no ano passado, da ordem de R$ 49 bilhões, foi acompanhado por um aumento do PIB estimado em R$ 418,8 bilhões. Outros impactos positivos para a economia e sociedade são apontados pelo estudo da Deloitte. Por exemplo:

• A publicidade financia os meios de comunicação, apoiando a liberdade de expressão, importante pilar da democracia.
• A publicidade gera e sustenta muitos empregos em diversos segmentos. Em 2019, segundo dados do Ministério da Economia, cerca de 435 mil pessoas possuíam vínculo empregatício em segmentos direta ou indiretamente relacionados à atividade.
• A publicidade promove a cultura, a educação e o entretenimento, sendo a mais importante fonte de receita da maioria dos veículos de comunicação. Também apoia os esportes por meio do patrocínio de eventos, atletas e clubes esportivos. Isso vale também para eventos culturais.
• A atividade estimula a competitividade ao oferecer opções aos consumidores, informar preços e disponibilidades, apresentar inovações e internacionalizar marcas.
• Também é indispensável para que as empresas anunciantes construam valor para suas marcas, aumentem receitas e sustentem as suas estratégias corporativas.
• O conteúdo publicitário promove a disseminação de informação e influência para a adoção de novos comportamentos socialmente positivos e que maximizam o bem-estar do consumidor.
• O investimento publicitário está em franco crescimento no Brasil: entre 2001 e 2020, a taxa de crescimento anual composta dos investimentos em publicidade foi de 4,5% acima da inflação do período.

TRANSFORMAÇÕES

O estudo da Deloitte, ainda, reconhece as transformações pelas quais passa a publicidade, com novos meios e formas de consumo do conteúdo publicitário e uma diversificação crescente de meios, mídias e percepções dos consumidores. A pandemia criou dinâmicas e acelerou algumas transformações. A TV, por exemplo, teve picos históricos de consumo e 75% dos recordes de audiência dos últimos cinco anos ocorreram em 2020.

A Deloitte estima que tais transformações continuarão ocorrendo. Num cenário de prazo mais longo, tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e 5G estarão mais presentes no planejamento e na produção da publicidade, enquanto os dados ampliarão sua relevância na tomada de decisões. Ao mesmo, tempo, limites éticos se tornarão cada vez mais relevantes e desafiadores com o crescimento da publicidade digital e da capacidade de captação de dados de usuários.

Tudo, conclui o estudo, exige que a publicidade esteja permanentemente aberta a inovações.

Leia reportagem completa sobre o estudo em: https://bit.ly/ovalordapublicidadenoBrasil   

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