1º Encontro ARP de Grupos reforça a carência de novos modelos de negócios na comunicação
8 de agosto de 2016

1º Encontro ARP de Grupos reforça a carência de novos modelos de negócios na comunicação

_DSC0520A demanda por novos modelos de negócios na comunicação pautou o 1º Encontro ARP de Grupos, promovido neste sábado, 06, no Instituto Ling. Iniciativa da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), com apoio da Associação Brasileira de Agências de Publicidade no Rio Grande do Sul (ABAP/RS), do Sindicato das Agências de Propaganda no Rio Grande do Sul (SINAPRO-RS) e dos grupos de Mídia, Atendimento, Atendimento de Veículo, Planejamento e Criação, o evento reuniu mais de 80 profissionais do mercado gaúcho para refletir sobre o tema “Como ser novo de novo?”.

Num primeiro momento, o presidente da entidade, Zeca Honorato, agradeceu a presença de todos e adiantou a programação prevista em comemoração aos 60 anos da ARP. Entre as atividades, estão a palestra ‘Cannes ARP x JWT’, ministrada pelo CCO da J. Walter Thompson Brasil, Ricardo John, em setembro; o Casamento Coletivo (entrevistas de empregos simultâneas), também em setembro; e a Semana ARP Especial 60 anos, que será realizada de 21 a 24 de novembro. Logo em seguida, Delmar Gentil, do Sinapro-RS, e Daniel Skowronsky, da ABAP-RS, dividiram o palco com Zeca.

O primeiro painel do encontro foi apresentado pela sócia-diretora da Morya e vice-presidente do Grupo de Planejamento, Lara Piccolli. Durante a conversa, a publicitária destacou que as marcas devem buscar uma nova forma de lidar com o público. Lara ainda apresentou uma uma pesquisa inédita sobre o comportamento do mercado gaúcho de propaganda.O objetivo era mapear como os profissionais vêm enxergando as transformações na propaganda, onde estão essas mudanças e como cada grupo vê essas transformações. Segundo o estudo, 73% acreditam que análises e orientações estratégicas de integração online e offline estão sendo, cada vez mais, valorizadas pelos clientes. Esse dado também é apontado como o de maior tendência de valorização. A pesquisa completa, que foi conduzida em parceria com o Instituto City, está disponível em www.gprs.com.br.

A diretora de Mídia da agência W3haus, Patrícia Angeletti, foi a escolhida para comandar a palestra do Grupo de Mídia. A publicitária destaca que é necessário se despir de algumas verdades para se reinventar e evoluir. “A transformação não acontece quando adotamos novas tecnologias, mas quando adotamos novos comportamentos”, avalia. “O que importa é a maneira como eu vou atingir o consumidor final, independente do meio para chegar até ele”, acrescenta.

O painel do Grupo de Atendimento foi aberto por Liana Bazanela, que assumiu o cargo de presidente do Grupo no RS, no lugar de Andréa Schüür, que passa a dirigir o Grupo de Marketing. Já a palestra foi conduzida pela fundadora e diretora da DCO Gestão da Transição, Lígia Nery.  Lígia ressalta que a liderança tem um papel fundamental dentro das empresas. Para ela, a boa liderança só será executada quando a pessoa que assumir essa responsabilidade estiver bem. “A gente desenha a nossa carreira de acordo com aquilo que a gente gosta, com aquilo que nos faz vibrar”, reforça.

O Grupo de Atendimento de Veículos (GAV) foi apresentado pela presidente, Vera Bavaresco, que chamou ao palco o sócio-diretor da agência Conjunto Comunicação, Marcelo Aimi. De acordo com ele, o mercado está vivendo uma crise de ansiedade e, para romper com essa rotina, é preciso estar atendo às constantes mudanças do consumidor. Aimi ainda defende que a perda de audiência está mais ligada à diversidade e descentralização de produtos. “As bolhas de conteúdo devem ser rompidas pela propaganda on e offline”.

Para fechar o 1º Encontro ARP de Grupos, os criativos Cado Bottega, da CDN-Sul; Alessandro Carlucci, da Morya; Beto Schmidt, da Moove; e William Mallet, da agência 3 Comunicação, apresentaram, oficialmente, o Clube de Criação RS. O grupo , que tem como objetivo resgatar o valor das ideias, seguirá três pilares: formar, conectar e valorizar. “A proposta é estar na academia, para preparar quem chega no mercado, aproximar os criativos de diferentes agências e demonstrar  o peso da criatividade no processo da venda do produto”, garante Mallet.

Para Zeca Honorato, o evento cumpriu seu papel de intensificar as relações e os trabalhos junto às agências. “A oportunidade reforça a ideia de colocar o mercado em contato. O evento enriquece o calendário da Propaganda, que é a proposta da nossa gestão”, resume.

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